A Vacinação acima dos 60 anos deve levar em consideração os aspectos inerentes a esta fase da vida. Devemos saber quais as doenças que são mais prevalentes nesta faixa etária e quais são preveníveis com a vacinação. Além disso, sabe-se que o sistema imunológico do idoso tem força diminuída, o que gera uma menor resposta às vacinas.
Pneumonia
Vacina eficaz e segura que deve ser aplicada em TODOS acima de 60 anos. Consta de uma dose de Pneumo 15, 6 meses depois uma dose de Pneumo 23 e 5 anos depois a última dose de Pneumo23. Se a primeira dose de pneumo23 foi aplicada no paciente acima de 65 anos, não há necessidade da segunda.
Gripe
Anualmente o idoso deve se vacinar. A vacina não causa gripe. Tem eficácia de cerca de 70% e não protege contra resfriados leves.
Coqueluche
Esta doença está de volta e gerando sofrimento e morte em crianças menores de 1 ano e idosos. Esta vacina deve ser aplicada a cada 10 anos.
Cobreiro, Fogo Selvagem ou Herpes Zoster
Doença bolhosa que pode surgir em qualquer parte do corpo por um ressurgimento do vírus da catapora. Pode levar à cegueira e à dores intensas e crônicas. Cerca de 1/3 dos idosos apresentam um episódio na vida. A vacinação é uma dose única. Caso o idoso já tenha apresentado a doença, aplicar a vacina 1 ano após para evitar recidivas.
Referências: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Sociedade Brasileira de Imunizações.
Consulte nossos pacotes de vacinação para 60 + através do telefone : (98) 3226-7708