Calendário Vacinal da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)


VacinaImportânciaEsquemaQuando se Vacinar
GripeAs grávidas e o recém-nascido são grupos de risco para morte por gripe. A vacinação das gestantes contra a gripe, diminuiu muito estes óbitos no Brasil.Uma dose em todas as gestações independente da data que recebeu a última vacina contra a gripe. Se não vacinada na gestação, a mulher deve se vacinar logo após o parto pois seu bebê só vai se vacinar contra a influenza aos 6 meses de vida. Vacinando a gestante, além de protegê-la, o bebê já nasce com os anticorpos recebidos através da placenta.Em qualquer trimestre.
Hepatite BA doença é grave, mas geralmente fica oculta por vários anos. A pessoa portadora evolui para câncer de fígado e cirrose. A criança pode contrair a doença da mãe na hora do parto.Passado vacinal desconhecido ou ausente: 3 doses ( 0 – 1 – 6meses). Esquema vacinal incompleto com comprovação: completar esquema sem recomeçar.Em qualquer trimestre.
dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche)A Coqueluche tem levado à óbito centenas de crianças menores de 6 meses por ano no Brasil desde 2011. O contágio é quase sempre domiciliar e em 50% dos casos pela mãe. Vacinando a gestante, além de protegê-la, o bebê já nasce com os anticorpos recebidos através da placenta.1 dose em todas as gestações.A partir da 20a semana de gestação e preferencialmente após a 27a semana de gestação. Se não vacinada na gestação a mulher deve se vacinar logo após o parto.
dT (Tétano e Coqueluche)O tétano neonatal ocorre por contaminação do coto umbilical.1 a 3 doses ( 0-2-6 meses sendo o intervalo mínimo de 1 mês entre cada dose) . Ideal que uma das 3 doses seja com a dTpa.Em qualquer trimestre.

Consulte nossos pacotes de vacinação para gestantes pelo telefone (98) 3226-7708